Qual é o seu começo?
- Mario Broggio
- 6 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de set. de 2024
A maior dificuldade de começar a empreender é justamente o como começar.
Qual o ponto de partida após ter a ideia de negócio? Será vale a pena? Existe lucro? Como compor preço? Qual o meu regime tributário? Como fazer a gestão jurídica?
Enfim, muito embora muitos empreendedores decidam simplesmente começar, o que sinceramente é uma boa ideia, afinal, nenhum projeto deve ficar arquivado por medo do começo, tudo deve ser feito com responsabilidade.
É crucial a elaboração de um projeto e conseguir fazer as perguntas certas para servirem de norte para o negócio, isso especialmente considerando a necessidade que ele dê lucro.
Ninguém começa uma empreitada para quebrar, mas sim garantir seu sustento e/ou crescer.
Planejamento é tudo e conhecimento também!
Opções gratuitas ou baratas são cursos no SEBRAE e até mesmo Youtube, que acabam auxiliando e dando um norte e suporte de como começar e responder perguntas básicas, mas ainda sim relevantes.
Como formalizar minha empresa? Devo formalizar minha empresa? Quais são os impostos que devo pagar?
A aplicação deste conhecimento e a criação (ou despertar) de competências ajudam a definição do propósito e da entrega de valor que seu negócio pretende solucionar.
Bom, a maior sugestão é arregaçar as mangas e começar, empreender é algo maravilhoso, mas também um processo doloroso.
Um ponto de partida é começando a montar CANVAS (ou estudando o que é CANVAS), umas das melhores ferramentas para seu projeto.
O empreender não é aquele que erra menos, mas sim o que erra por menos tempo, que se levanta, apreende e muda a estratégia.
Com isso, construa seu business case, planeje bem e não se esqueça: só não erra aquele que não tenta acertar.
Mario Afonso Broggio
Advogado e Consultor
Comentários